O I Laboratório de Editoração é uma maratona de formação de novos profissionais para atuar no processo editorial. O projeto surgiu a partir de uma iniciativa conjunta com a editora, café e livraria Arte & Letra. O objetivo deste projeto inédito é, acima de tudo, fomentar a entrada de novos e engajados profissionais ao mercado editorial local, aproximando os estudantes de Letras ao dia a dia de um profissional do texto.
Além disso, autores e autoras locais poderão enviar seus originais, nas categorias tradução, prosa e poesia em língua portuguesa, para serem editados na maratona, de modo que, caso seu texto seja escolhido, serão convidados a acompanhar o processo.
Serão aceitos textos com no máximo 8.000 palavras e no mínimo 6.000 nos casos de narrativa de ficção ou tradução de prosa. Para as submissões de poesia, deve-se considerar o envio de uma pequena coletânea passível de ser editada em um volume de 16 a 25 páginas em A4.
O Laboratório irá ocorrer em quatro encontros presenciais para orientação das equipes participantes e haverá uma conferência para apresentação dos resultados durante a XXVI Semana de Letras. Durante as orientações os estudantes terão a oportunidade de aprender com profissionais altamente experientes no processo de editoração, Thiago Tizzot (Arte & Letra), Bárbara Tanaka e Guilherme Conde Moura Pereira (ambos da Telaranha Edições), trocando ideias e planejando os seus projetos literários; além das orientações com os Editores Seniores, as equipes poderão recorrer aos Consultores Especializados, que serão profissionais de renome na cena local nas seguintes áreas: tradução, poesia, prosa nacional, revisão textual, design, e marketing.
No primeiro encontro, as equipes receberão três originais e terão uma semana para lê-los e decidir qual será o texto escolhido para o projeto editorial do Laboratório. Os encontros seguintes serão dedicados à edição e preparação do texto, criação do projeto gráfico do livro, planejamento e implementação do projeto comercial de venda da obra. No último encontro, as equipes deverão imprimir suas obras, na gráfica da Arte & Letra, e finalizá-las para apresentação aos colegas. Todas as equipes deverão ter os livros prontos para a venda na II Feira do Livro Independente Curitibana, a ocorrer durante o evento entre os dias 13 a 17 de maio.
—
Para mais informações sobre a submissão de originais, consulte o edital aqui.
Para mais informações sobre a inscrição de equipes, consulte o edital aqui.